Agilidade

Confiança

Parceria

Relatórios no prazo

Equipe especializada

Confidencialidade

ATENDIMENTO

(21) 2221.5775

TRABALHE CONOSCO

Você é dinâmico e pró-ativo?

Tem vontade de desenvolver-se profissionalmente?

Então você é a pessoa certa para trabalhar conosco.

Ticket médio: entenda a importância desse indicador

Calcular e fazer a análise do ticket médio da sua empresa é muito importante. O ticket médio serve para que você planeje as suas vendas de forma mais eficiente. Além disso, ele também serve para aumentar os lucros da sua empresa e para avaliar o perfil e as preferências de consumo dos seus clientes.

Mas afinal, o que faz um cliente gerar um ticket médio maior quando comparado com outro cliente? Como criar estratégias para aumentar o ticket médio um cliente em questão? Se você quer descobrir as respostas para essas perguntas, você está lendo o artigo certo.

Abaixo vamos explicar para você o que é o ticket médio, como calculá-lo e porque ele é importante para o seu negócio. Prossiga com a leitura do artigo se você quiser saber mais detalhes sobre o assunto. Boa leitura!

O que é o ticket médio?

Basicamente, o ticket médio é uma métrica que mostra o valor médio de consumo de cada cliente da sua empresa. Esse valor pode ser visto de forma individual, para cada cliente por período ou ainda como uma média de todos os seus clientes.

A ideia é que o ticket médio traga informações importantes e relevantes sobre o montante das suas vendas. Além disso, o ticket médio também irá mostrar informações sobre os valores das suas vendas e o número de clientes que está gerando esse resultado.

Por que é importante acompanhar o ticket médio da sua empresa?

O ticket médio é um elemento que mostra, com base no comercial, quanto o vendedor está tirando proveito das suas vendas. O vendedor sempre terá o gasto para manter o cliente, independentemente de ser presencial, pela internet ou por meio de ligações.

Por conta disso, é importante que o vendedor aumente o retorno desse investimento vendendo o máximo de produtos que ele conseguir. Se preferir, ele também pode vender a maior quantidade em valor, desde que siga sempre o princípio do sucesso do cliente.

E isso tudo só é possível quando a empresa acompanha o ticket médio. Vale ressaltar ainda que o ticket médio não é importante apenas para o gestor que trabalha com vendas. O ticket médio é fundamental para a empresa como um todo. Vamos a um exemplo para que você entenda melhor.

Imagine que você tem uma empresa que faz entregas a um raio de até 20 quilômetros. Caso o custo dessa entrega seja de 20 reais e o pedido for de 100 reais, há a possibilidade dos seus resultados serem comprometidos. E isso vale mesmo que você agrupe a entrega com vários pedidos.

Em casos assim, é importante acompanhar o ticket médio para estipular um valor mínimo para entrega gratuita. Se preferir, sua empresa também poderia cobrar uma taxa de frete.

Passo a passo para fazer o cálculo do ticket médio

De forma prática, primeiramente, você precisa começar escolhendo um período específico para calcular o ticket médio. Esse período pode ser um dia, uma semana, um mês ou qualquer outra data que você achar conveniente.

Depois, você vai conferir quantos clientes foram atendidos dentro do período que você determinou. Feito isso, você também deve determinar qual foi o valor registrado em vendas.

Com base nesses números, você deve dividir o valor pelo número dos clientes. Simples, não é mesmo? Vamos exemplificar melhor como o cálculo deve ser realizado para que você possa entender:

Ticket médio = Valor total das vendas / Número total de clientes que compraram

Para que fique ainda mais claro para você, vamos mostrar um exemplo prático do ticket médio.

Imagine que em um determinado dia, uma empresa fez um total de 4 mil reais em vendas. Isso representa um valor gasto pelas compras de um total de 20 clientes. Dessa forma, o ticket médio do dia em questão foi de 200 reais.

A forma para que você calcule o ticket médio diário, mensal ou qualquer outro será sempre a mesma. Mas, se você preferir, também pode calcular pelo faturamento bruto e volume de vendas:

Ticket médio = Faturamento bruto / Volume de vendas

Espero que você tenha entendido a importância e como realizar o cálculo do ticket médio. Agora é com você. Não menospreze esse cálculo para que você saiba como está o faturamento da sua empresa. Até mais!

Recall Ledger Contadores & Consultores

Copyright (c) 2020 -RECALL LEDGER – Desenvolvido por WG8

Nós usamos cookies para oferecermos uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a navegar em nosso site, você concorda com a utilização de cookies. Mais informações