Agilidade

Confiança

Parceria

Relatórios no prazo

Equipe especializada

Confidencialidade

ATENDIMENTO

(21) 2221.5775

TRABALHE CONOSCO

Você é dinâmico e pró-ativo?

Tem vontade de desenvolver-se profissionalmente?

Então você é a pessoa certa para trabalhar conosco.

5 Indicadores financeiros essenciais para medir o sucesso de um negócio.

Para que uma empresa seja bem-sucedida, é fundamental que ela tenha controle sobre suas finanças. E tão importante quanto isso, ela deve medir seu desempenho e traçar metas mais ousadas por meio de indicadores financeiros.

É fato que empreendedores que não dão a atenção merecida a esses indicadores costumam tomar muitas decisões equivocadas. Isso porque trabalham sem parâmetros seguros para o estabelecimento de seus objetivos.

Para evitar que se caia nesse erro, apresentamos o conceito e a importância dos indicadores financeiros. Em seguida, indicamos quais são os mais importantes. Acompanhe!

INDICADORES FINANCEIROS: O QUE SÃO, QUAL A IMPORTÂNCIA E COMO UTILIZÁ-LOS

No contexto de uma empresa, saber utilizar os dados referentes ao desempenho financeiro é tão importante quanto saber como obtê-los.

Daí a importância dos indicadores. Em linhas gerais, pode-se dizer que estes são métricas que permite a visualização da situação de um negócio.

Mediante essas métricas, pode-se identificar problemas e falhas na gestão da organização. E tal é de suma importância para que se possa traçar planos mais concretos e assertivos.

Em outras palavras, é por meio desses indicadores que é possível saber a saúde de um negócio.

Quanto maior a precisão das informações obtidas, menor será o nível de incerteza nas tomadas de decisão em relação aos processos.

Somente para exemplificar, não se trata apenas de saber o quanto uma empresa vendeu. Antes, trata-se de saber se o número de vendas representou um crescimento real.

Isso é possível porque os indicadores possibilitam uma análise dos resultados por períodos. Pode-se, assim, comparar o desempenho atual de uma organização com o de circunstâncias passadas.

Mas para que se possa tirar o máximo de proveito dessas métricas, é fundamental que se tenha em mente o planejamento estratégico.

Dessa forma, pode-se determinar a quais indicadores deve-se dar uma maior atenção, a partir das necessidades do negócio em questão.

É muito importante também que se estabeleçam formas de acompanhar esses indicadores. Isso porque é somente com um acompanhamento periódico deles que se pode estar a par do contexto organizacional.

Para que isso possa ser feito da melhor forma, recomenda-se a utilização de softwares e a realização de relatórios financeiros.

OS PRINCIPAIS INDICADORES FINANCEIROS

Margem bruta

Esse indicador diz respeito aos ganhos de uma empresa ao vender um produto ou um serviço considerando os custos envolvidos na sua produção e distribuição.

Custos fixos e variáveis

Na primeira categoria, estão os custos que são sempre necessários. Eles não dependem das variáveis que podem afetar a produção. Como exemplo, podemos citar o aluguel de uma sala comercial ou os impostos e encargos.

Já os custos variáveis estão atrelados à produção. Portanto, está sujeito às circunstâncias que afetam as atividades produtivas de um empreendimento.

Margem de contribuição

Esse indicador remete à capacidade de se pagar custos fixos e ainda obter uma margem de lucro por meio da receita gerada com as vendas.

Margem líquida

Essa margem pode ser vista como o lucro líquido de uma empresa. Pode-se obtê-la ao se subtrair dos lucros todas as quantias relativas a despesas, o que inclui o pagamento do IR.

Ponto de equilíbrio

Mediante essa métrica é possível estabelecer a receita necessária para que uma empresa possa pagar todas as suas despesas.

Com esse conhecimento, é possível saber o quanto se deve vender a fim de manter a empresa funcionando, ainda que daí não advenha lucros.

UM CONHECIMENTO FUNDAMENTAL PARA EMPRESAS VENCEDORAS

Atentando-se para o que foi explicado, pode-se afirmar que a utilização adequada dessas métricas proporciona uma visão privilegiada da organização.

Com isso, torna-se possível o delineamento de metas e estratégias mais assertivas, o que é decisivo para o sucesso de um empreendimento. Tal é a importância dos indicadores financeiros.

Você utiliza esses indicadores na sua empresa e tem o costume de acompanhá-los? Comente sua experiência!

Recall Ledger Contadores & Consultores

Copyright (c) 2020 -RECALL LEDGER – Desenvolvido por WG8

Nós usamos cookies para oferecermos uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a navegar em nosso site, você concorda com a utilização de cookies. Mais informações